Legislativo Municipal apoia campanha Junho Vermelho

por Informática última modificação 11/06/2023 14h35
O Mês da Conscientização à Doação de Sangue - Junho Vermelho, tem o apoio da Câmara Municipal de Uberaba. A data foi escolhida porque o Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho.
Legislativo Municipal apoia campanha Junho Vermelho

Autoria: Claudia Riposati

Criado em 2015, o Mês de Conscientização surgiu através de uma iniciativa da Campanha Eu Dou Sangue, que se espalhou pelo Brasil, como forma de divulgar a importância da doação de sangue, que salva vidas.

A responsável pelo setor de captação e cadastro do Hemocentro de Uberaba, Ieda Alves Souza, explicou que atualmente estão precisando da doação de todos os grupos sanguíneos. As coletas são realizadas de segunda a sexta, das 7hs às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Se for doação individual não é preciso agendar, mas se for uma doação em grupo é necessário entrar em contato antes e marcar horário. Em duas quartas-feiras do mês (na segunda e na quarta semana) as coletas são estendidas até o período noturno, sendo que as próximas vão acontecer nos dias 14 e 28 de junho. Nestas datas as coletas acontecem das 7hs às 11h30 e das 16hs às 20 horas.

Para ser doador de sangue basta ter idade acima dos 18 anos, boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Se a doação for realizada no período da manhã deve tomar café antes, enquanto após o almoço, deve ocorrer três horas após a refeição. É preciso apresentar um documento de identidade com foto.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.hemominas.mg.gov.br/.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU