Primeira edição do Troféu Coronel Wesley é marcada por emoção e gratidão

por Informática última modificação 08/06/2023 16h17
A solenidade da 1ª edição da homenagem, criada por iniciativa do vereador Cabo Diego Fabiano, lotou o Plenário da Câmara Municipal de Uberaba .
Primeira edição do Troféu Coronel Wesley é marcada por emoção e gratidão

Familiares, amigos e companheiros de farda do Coronel Wesley Rodrigues Rosa, vítima da COVID-19 em 2021, lotaram o plenário da Câmara Municipal de Uberaba

O 1º Tenente Guilherme Augusto da Silva Reis e o 3º Sargento Alan Kleber Rodrigues foram os dois primeiros policiais militares da 5º Região de Polícia Militar (RPM) agraciados com o Troféu Coronel Wesley Rodrigues Rosa. A solenidade da 1ª edição da homenagem, criada por iniciativa do vereador Cabo Diego Fabiano, lotou o Plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na manhã desta terça-feira (6/6).

O evento, que contou com as presenças de familiares do saudoso Coronel Wesley (vítima da COVID-19, em 7 de março de 2021), do alto escalão da PM de Uberaba, entre outros militares e autoridades locais, aconteceu graças ao projeto de lei, aprovado pela CMU e Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), do vereador Cabo Diego Fabiano.

“Escolhemos o Tenente Reis e o Sargento Alan porque eles têm as mesmas características do saudoso e respeitado Coronel Wesley: liderança, honestidade e ética. Além disso, temos como quesito principal ao escolhermos os homenageados, a operacionalidade, ou seja, atuação no sentido de tirar os infratores de circulação e mandá-los para a penitenciária”, destacou Cabo Diego. Ele explica que o projeto prevê a entrega do Troféu Coronel Wesley a um praça e um oficial da PM de Uberaba, anualmente. “O objetivo do troféu é buscar na tropa militares que possuam conduta profissional que se assemelham ao Coronel Wesley, que era extremamente profissional e produtivo”, finalizou.

Depoimentos dos homenageados

Segundo o Tenente Reis, o nome do Coronel Wesley vai ecoar para a eternidade. “Ele marcou época na PM e é reconhecido por todos. Eu tento me espelhar no Coronel; estar sempre junto da tropa, de ser justo com o militar e de estar ao lado dele nas ocorrências”, considerou.

Para o Sargento Alan, as qualidades do Coronel Wesley que marcaram foram liderança, justiça e lealdade. “Então isso eu sempre vou levar para a minha vida particular e profissional. Além disso, ele foi meu professor desde o início da minha carreira, ou seja, dos meus 25 anos na PM, 20 anos foram ao lado dele”, contou.

Quase um mês de luta

Coronel Wesley faleceu na época que era comandante do 10ª Região da Polícia Militar, em Patos de Minas, coronel Wesley Rodrigues Rosa. Foi quase um mês de luta contra a COVID-19, já que ele foi internado com a doença, em 14 de fevereiro de 2021, no Hospital Universitário Mário Palmério, onde morreu no dia 7 de março.

O militar, que havia assumido o comando da 10ª RPM no fim de janeiro daquele ano, deixou a esposa e dois filhos. Em sua posse, Wesley Rosa havia afirmado que buscava reduzir o número de crimes violentos e assumia a função no Alto Paranaíba, com foco no trabalho dedicado à comunidade.

Natural de Frutal, anteriormente ele havia comandado a Rotam e a Companhia de Missões Especiais, em Uberaba, até assumir o comando do 17º Batalhão da PM, em Uberlândia, em janeiro de 2019.